Quibe com Tabule
Postado em 25/11/2012

Quibe com Tabule

 

Categorias: todas, notícias, dicas, receitas, ,

 

Quibe feito com "trigo" sarraceno fica perfeito e sem glúten!

 
O trigo sarraceno também conhecido como mourisco ou kasha não é um cereal, mas a semente do fruto de uma planta asssemelhada ao ruibarbo, de talos vermelhos e florada perfumada. Neste quibe sem glúten, o trigo sarraceno foi previamente lavado, deixado de molho em agua limpa, coberto com filme plástico na geladeira de um dia para o outro, lavado novamente até que a agua escoada não tivesse mais um aspecto gelatinoso.
 
Ingredientes: 1 kilo de carne moida magra + meio quilo para o recheio (total = 1,5 kg)  Para o Quibe: 250 g de trigo sarraceno deixado de molho, lavado e escorrido 2 cebolas médias 1 maço de hortelã azeite de oliva 1/2 colher de chá de canela em pó 1 colher de chá de pimenta síria     1 colher de chÃÃÃÃÂÃÂ‚ƒÃƒÂ‚ƒÃ‚‚ƒÃ‚ƒÃ‚ƒÃ‚ƒÃ‚‚‚¡ de sal 2 colheres de sopa de agua gelada
 
Ingredientes:
 
1 kilo de carne moida magra + meio quilo para o recheio (total = 1,5 kg) 
 
 
Para o Quibe:
 
250 g de trigo sarraceno deixado de molho, lavado e escorrido
2 cebolas médias
1 maço de hortelã
azeite de oliva
1/2 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de pimenta síria    
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de água gelada
 
 
 
 
 
 
 
  Para o recheio:
 
 
  Meia cebola refogada no azeite
  500 g da carne moída
  50 g de pinoli (snoobar na culinaria Libanesa)
  o suco de um limão
  1/2 colher de chá de pimenta síria
  1/2 colher de chá de sal
 
 
 
 
 
 
 
Triture as cebolas com as folhas de hortelã no processador e misture à carne moída. Acrescente o sarraceno lavado e escorrido, a canela, a pimenta, o azeite e o sal. Misture, amassando com as mãos, e coloque a água gelada para formar uma massa homogênea.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cubra o fundo de uma assadeira ou refratário com a metade dessa mistura crua.
 
 
 
 
      
Prepare o recheio, refogando a cebola e depois acrescentando a carne moída. Vire continuamente e desmanche os grumos de carne moida. Acrescente o suco de limão, o sal, o pinoli e a pimenta síria.
 
Cubra a camada inicial do quibe com o recheio.
 
Com o quibe cru restante faça discos entre as mãos e cubra todo o recheio. Alise e unifique com as costas de uma colher e um pouco de água gelada. Corte em quadrados ou lozangos antes de assar e regue com azeite de oliva. Leve ao forno pré aquecido a 200º C e asse por aproximadamente meia hora ou até que a superfície esteja dourada. Se gostar, pingue algumas gotas de Tabasco e de limão sobre o quibe pronto.
 
 
 
 
Acompanhe o quibe com um delicioso tabule de quinua:
 
Cozinhe uma xícara de quinua por 12 minutos em duas xícaras de água quente com sal e azeite a gosto. Deixe esfriar.
 
Corte tomate e pepino em cubinhos (uma xícara de cada), pique folhas de salsinha e de hortelã (uma xícara de cada) e misture bem.
Misture a quinua cozida e fria, tempere com azeite, limão e sal a gosto. Sirva com o quibe e enfeite com folhas de alface.
 

 
 
 
 

 

 

 

 

Arquivo